A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural torna público que estão disponíveis até 712 Bolsas do Programa Bolsa Juventude Rural no Rio grande do Sul. A bolsa é no valor de R$ 200,00 mensais, pagas a partir de agosto de 2022 e se estendendo durante 10 meses, para fomentar o desenvolvimento de atividade produtiva na Unidade de Produção Familiar.

Os interessados em concorrer a bolsa, podem procurar o Escritório Municipal da EMATER/RS-Ascar de Santa Margarida do Sul até o dia 30 de junho de 2022, para realizar o  cadastro e entregar a documentação. Os candidatos deverão atender as seguintes condições:

I- Matriculado(a) no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas estaduais;

II- Possuir entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

III - Possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa;

IV - Possuir baixa renda bruta familiar;

Documentação exigida:

1. Termo de Manifestação de Interesse e Aceite das Condições ( disponível na EMATER);

2. Cópia da Carteira de Identidade;

3. Cópia do CPF do(a) candidato(a);

4. Comprovante de residência (somente conta de água, de luz ou de telefone);

5. DAP ativa com valor de renda bruta inferior a R$125.000,00

6. Extrato da DAP ativa (disponível na EMATER)

7. Comprovante de matrícula do(a) aluno(a);

8. Termo de Concordância da Escola/Instituição, carimbado e assinado pelo representante legal da escola/instituição (disponível na escola e EMATER);

9.  Declaração da instituição de ensino, assinada pelo representante legal da escola/instituição, sobre o regime de permanência do aluno: internato, semi-internato ou externato  (disponível na escola);

10. Pré-projeto assinado que deverá ser de base para a elaboração do Projeto Produtivo (modelo disponível na escola e EMATER).

Após a entrega da documentação, é feita a seleção e contratação da bolsa para que o(a) jovem rural possa receber o benefício regularmente pelo prazo. O estudante deve possuir frequência escolar e entregar o Projeto Produtivo em até 60 dias após a assinatura do contrato, para ser avaliado e validado.

Mais informações podem ser obtidas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Margarida do Sul, pelo fone (55) 996610174 ou no endereço Av. Serrinha, s/n – Parque Olympio Bicca Estrazulas.