Neste sábado, 12 de março, foi lançado em Santa Margado Sul o PROGRAMA DE COMBATE À GRAVIDEZ PRECOCE E PLANEJAMENTO REPRODUTIVO. Com objetivo de atender à população de mulheres que desejam evitar uma gravidez não planejada, que tem como principal objetivo evitar a gravidez precoce em adolescentes, período em que as meninas deveriam estar estudando, planejando seu futuro profissional, se preparando para o mercado de trabalho, e que muitas vezes é interrompido por uma gravidez indesejada. O programa estende-se também à mulheres que desejam estabelecer um planejamento reprodutivo seguro e eficaz, bem como à mulheres em que o implante intradérmico é uma indicação médica. O programa, desenvolvido pelo Médico Ginecologista e Obstetra Dr. Thiago Duarte (Deputado Estadual DEM/RS), consiste em aplicar um implante de anticoncepcional no braço de mulheres previamente selecionadas, impedindo a gravidez por um período de 3 anos e permitindo que cada uma delas estabeleça o seu planejamento reprodutivo, possibilitando a cada uma, a utilização de métodos contraceptivos menos invasivos, de menor impacto ao metabolismo, que são os implantes subcutâneos. O implante é uma alternativa segura que permite às mulheres a tomada de decisão sobre quando querem ter seus filhos, diminuindo assim, as taxas de gestação não planejadas e possíveis abortamentos não seguros, evitando a mortalidade materna e de recém nascidos. Além disso, é uma oportunidade oferecida às adolescentes, para que tenham a garantia de um presente e futuro planejado, evitando que o sonho com sua profissão seja interrompido por uma gravidez indesejada. Para execução do programa, foi realizada uma seleção prévia, com mulheres que desejam fazer uso do implante e que tenham indicação. Para as adolescentes, é necessária a autorização dos pais. Nesse primeiro momento, Dr. Thiago Duarte se fez presente no Município para realizar a capacitação das equipes de saúde, avaliar cada uma das pacientes selecionadas e aplicar o contraceptivo intradérmico nas primeiras mulheres. Num segundo momento, dia 02 de abril, Dr. Thiago voltará ao Município para a aplicação dos implantes nas demais mulheres previamente selecionadas. O programa é uma parceria com a ONG “Brasil sem Grades”, que tem como base Lei Estadual de autoria do Deputado Estadual Dr. Thiago Duarte (DEM-RS) a quem agradecemos pela parceria de sempre com nosso Município e com nossa gente.
Escolha o ano referente para visualizar os seu respectivos arquivos: