Considerando que o índice de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) no Rio Grande do Sul estava abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde acordou com as secretarias municipais de saúde, a realização de atividades nas escolas entre os dias 24 e 28 de outubro, conforme calendário definido por cada cidade. A ação visou ampliar a cobertura da vacina contra o HPV  para o público em idade escolar.

Em Santa Margarida do Sul, as ações de vacinação nas escolas aconteceram nos dias 24 e 25 de outubro. A equipe da saúde realizou a vacina contra o HPV na E.M.E.F. Rodrigues Alves e na E.E.E.M. Marechal Hermes, imunizando meninas e meninos de 09 a 14 anos contra o vírus, facilitando assim a efetivação das vacinas, bem como a atualização de cadastros e vacinas atrasadas dos alunos.

Apesar de ter a vacina disponível durante todo ano, a equipe de vacinação está intensificando as aplicações e a conscientização sobre a importância da vacina, que é fundamental para prevenção do câncer provocado pelo “papilomavírus humano” em mulheres e homens, o primeiro câncer prevenível por vacina.