No dia 02 de janeiro desse ano iniciou o Serviço de Plantão na Secretaria Municipal de Saúde, instituído pela Lei Municipal nº1130/2022. O projeto, idealizado pelo prefeito Olmiro Ricardo Teixeira e secretária de Saúde Luciana Souto, representa mais um serviço qualificado a disposição da comunidade margaridense.

Apesar do serviço estar no centro da cidade, é acessível a todos os cidadãos margaridenses, tanto  moradores da área urbana quanto da área rural do município. Pode ser acessado durante 24 horas por dia, todos os dias. O transporte de pacientes é realizado em veículo apropriado para atendimentos de emergência (ambulância) e conta com, no mínimo, um motorista e uma técnica de enfermagem. A equipe total é formada por uma equipe de quatro motoristas específicos para plantão e de novas técnicas de enfermagem, que exercem suas funções quando da chamada emergencial, qualificando tecnicamente o serviço oferecido ao paciente em emergência.

Os quatro motoristas exercem suas funções em revezamento de plantão de 24 (vinte e quatro horas) trabalhadas por 72 (setenta e duas horas) de descanso, em razão dos seus serviços em atividades contínuas.

No horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (das 8h às 20h) o serviço conta com o motorista de plantão e uma das técnicas de enfermagem. Após o horário de funcionamento da UBS (das 20h as 08h) do dia posterior, serviço conta com o motorista de plantão, e com a técnica de enfermagem que permanece de sobreaviso, conforme escala pré-definida.

A secretária Luciana ressalta este marco na área da saúde em Santa Margarida do Sul, que vem agregar ainda mais valor ao serviço prestado, sendo este tecnicamente qualificado, ágil, resolutivo e perto do paciente.