Marcando o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Santa Margarida promoveu um encontro no inicio do mês para troca de experiências e reflexões acerca do tema, de seus servidores com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e servidores do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade de Santiago.

O encontro aconteceu em dois momentos. Na parte da manhã o foco foi na atuação do COMDICA dos dois municípios, onde esteve presente a Diretora Geral e professora do Campus da URI Santiago (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) e Presidente do COMDICA de Santiago Michele Noal Beltrão e os membros do COMDICA de Santa Margarida.

Durante a tarde, a Coordenadora do CREAS Márcia Gripa, Psicóloga Cristiane Castiglione e Psicóloga Cristiane Gonçalves, todas de Santiago, a convite da Administração Municipal de Santa Margarida, conversaram com a rede intersetorial do município, formada por servidores da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde e Conselho Tutelar sobre os desafios e possibilidades das redes de proteção social à criança e ao adolescente.
            O tema está sendo abordado com os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Santa Margarida durante o mês de maio, em um trabalho de conscientização da população sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual, buscando expor o assunto a fim de informar sobre a importância de denunciar suspeitas. Qualquer pessoa por realizar uma denúncia por meio do Disque 100, e pode ter a tranquilidade de que a denúncia é anônima, preservando a identidade de qualquer pessoa.